domingo, 25 de novembro de 2012

UM DOS MAIORES CINEASTAS DE TODOS OS TEMPOS: STEVEN SPIELBERG


       Steven Allan Spielberg é um cineasta e empresário norte-americano. Spielberg é o diretor que mais tem filmes na lista dos 100 Melhores Filmes de Todos os Tempos, feita pelo American Film Institute. Ele é considerado um dos cineastas mais populares e influentes da história do cinema. Até o momento o rendimento bruto de todos os seus filmes, em todo o mundo, é de mais de $8.5 bilhões de dólares. A Forbes calcula a riqueza de Spielberg em $3 bilhões de dólares. 
                                             
 
       Vindo de uma família judaica de classe média, Steven Spielberg ganhou sua primeira câmera com apenas 12 anos de idade. Aos 19, iniciou o curso de Cinema na Universidade da Califórnia, sendo que aos 22 anos filmou “Amblin”, curta que possibilitou sua entrada na Universal Studios, onde passou a realizar vários filmes para a TV americana. O mais importante deles foi “Encurralado”, que se tornou um grande sucesso de crítica.
Já trabalhando no cinema, Spielberg alcançou o sucesso com “Tubarão e Contatos Imediatos do Terceiro Grau”, em que inovava ao utilizar diversos efeitos especiais inovadores para a época, seguindo carreira com diversos sucessos de bilheteria, como
 “E.T., O Extraterrestre”, a trilogia “Indiana Jones” e “Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros”. A partir de então, o drama passa a ser o gênero que o leva ao reconhecimento definitivo da crítica, ao retratar a 2ª Guerra Mundial em “A Lista de Schindler” e “O Resgate do Soldado Ryan”, ambos lhe rendendo Oscars.
Sua importância no cinema vai além da direção, já tendo conquistado prêmios como produtor executivo e roteirista. Spielberg é hoje o mais influente diretor do cinema mundial e está atualmente entre as 3 maiores fortunas de Hollywood. É um dos donos da DreamWorks SKG, um dos principais estúdios de Hollywood.

E.T. - O Extraterrestre

       Uma das principais produções de Steven foi “E.T.- O extraterrestre”. O drama do pequeno extraterrestre E.T., perdido na Terra e empenhado em telefonar para sua casa, comoveu milhões de espectadores há 30 anos, tempo em que se consolidou como o melhor filme de alienígenas da história do cinema. E.T.: O Extraterrestre estreou nos Estados Unidos em 11 de junho de 1982, poucos dias após ser apresentado no Festival de Cannes, entre os aplausos da crítica e do público.
 

       Sendo o primeiro filme a ultrapassar a marca 700 milhões de dólares foi a maior bilheteria da história do cinema (sem correção da inflação) por onze anos até ser derrubado por Jurassic Park em 1993. Atualmente ocupa a 34º entre os mais bem sucedidos.Recebeu nove indicações ao Oscar - entre elas as de melhor filme, direção (Steven Spielberg) e roteiro - levando quatro prêmios: melhores efeitos especiais, melhores efeitos sonoros, melhor som e trilha sonora original, com a inesquecível composição de John Williams. Um final feliz para um longa-metragem doce, que inicialmente foi concebido como um filme de terror na mesma linha de Sinais e Poltergeist - O Fenômeno e que tinha sido batizado como Night Skies.
       Algo atípico na filmagem foi que Spielberg optou por gravar as cenas de forma cronológica, para ajudar no processo emocional das crianças protagonistas - entre elas estava Drew Barrymore, que tinha apenas seis anos -, que se envolviam cada vez mais com o estranho visitante.
      Uma equipe de especialistas no manejo de marionetes, assim como vários atores anões, deram vida ao boneco de E.T., cujo rosto foi inspirado nas aparências de Albert Einstein e dos escritores Ernest Hemingway e Carl Sandburg.Uma das curiosidades em torno deste filme foi sua relação com a saga Guerra nas Estrelas, fruto da amizade entre Spielberg e George Lucas.
        Na cena do Dia das Bruxas, pode-se ver uma criança vestida como o icônico mestre Yoda, e Lucas devolveu o gesto em 1999 em Guerra nas Estrelas: Episódio I - A Ameaça Fantasma que em uma de suas passagens mostra um grupo de seres iguais a E.T. representando sua espécie em uma reunião do senado galáctico.                                                                                                                        
       Em 2002, o filme foi relançado nos cinemas como parte das comemorações de seus vinte anos de lançamento, em uma nova versão que continha cinco minutos de novas cenas (que tinham ficado de fora na versão original), além de novos efeitos especiais e uma remasterização digital realizada em todo o filme. As armas dos agentes do FBI também foram substituidas por walkie-talkies, através da intervenção de computadores no filme original. Na ocasião do relançamento, entendia-se que a presença de armas num fime infantil seria inadequada, justificando-se a intervenção.