quarta-feira, 4 de abril de 2012

A PINTURA RENASCENTISTA E O AVANÇO DA PINTURA GEOMÉTRICA

    O Renascimento foi um movimento artístico que teve início na Itália no séc. XV. Nesse período houve grandes progressos científicos marcados pela sobreposição da razão em relação à metafísica havendo por consequência grandes inovações no campo da ciência, tecnologia, geometria e da arte.




     Durante o Renascimento, a geometria ganhou um novo significado fazendo parte e influenciando na arte com a simétrica, as formas clássicas e as padronagens geométricas que podiam ser observadas em pinturas, tecidos e objetos de decoração retratados na ambientação das cenas, ou para realçar efeitos de profundidade e perspectiva.

   
     Na pintura renascentista as figuras eram dispostas numa composição estreitamente simétrica, a variação de cores frias e quentes e o manejo da luz permitiram criar distâncias e volumes que pareciam ser copiados da realidade e tudo isso se devia a utilização da geometria.


     O artista do Renascimento não via mais o homem como simples observador do mundo. Descobriu que a realidade devia ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada o que proporcionou a junção da ciência no caso a geometria com a arte.

6 comentários:

  1. FAVOR IDENTIFICAR AS OBRAS. GRATO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POR FAVOR IDENTIFICAR AS OBRAS, POIS EU PRECISO PARA UM TRABALHO!!!!!!!!1

      Excluir
  2. Concordo.
    Um trabalho destes, um blogue destes deve ter a legenda dos trabalhos, claro!
    Obra/autor

    Nota: Penso que, por lapso, escreveu "estreitamente simétrica" em vez de estritamente simétrica!

    ResponderExcluir
  3. Anatomia e geometria, era o que estudava o pintor renascentista

    ResponderExcluir
  4. Qual figura geometrica era ultilibada

    ResponderExcluir